Esporte

Publicidades Surgiu-200

CBDU lança 61º Jogos Universitários Brasileiros, em Goiânia

Evento será realizado de 23 de Outubro a 3 de Novembro com 10 modalidades e mais de 4 mil atletas

Postada em: 19/06/2013 23h45m
Membros da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), Prefeitura de Goiânia e Governo do Estado de Goiás realizaram hoje o lançamento da 61ª edição do Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O mega evento, que deve reunir mais de 4 mil atletas em Goiânia (GO) e, com isso, movimentar o turismo e a economia da capital goiana.

A última vez que os JUB’s foram sediados em Goiânia foi em 1985. Desde então, passou por reformulações e ganhou prestígio. "O JUBs é, hoje, o maior evento esportivo universitário da América Latina. Envolve equipes de 26 estados e o Distrito Federal, 520 Instituições de Ensino Superior (IES) e 38 mil aluno-atletas, anualmente", afirma o presidente da CBDU, Luciano Cabral.

Em 2013, os Jogos retomam a denominação de JUBs, que foi substituída por "Olimpíadas Universitárias" no período de 2005 a 2012, devido a um acordo entre a CBDU, o Ministério dos Esportes e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Também, a partir deste ano, o evento ganha uma logomarca permanente, que contempla os temas ‘o verde do Brasil’, ecologia e sustentabilidade, universidade e universitários e as estrelas que representam as cinco regiões nacionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

A competição, em Goiânia, terá como principal "arena" o clube SESC Ferreira Pacheco, que receberá a maior parte das partidas das modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de areia e basquete 3x3) e individuais (atletismo, judô, natação e xadrez). Até o final desta semana o comitê organizador local visitará, junto com membros da CBDU, todas as instalações onde serão realizadas as atividades do evento.

Goiânia, cidade sede
Goiânia foi escolhida cidade sede do 61º Jogos Universitários Brasileiros em concorrência com outras duas capitais, Natal (RN) e Cuiabá (MT). "A FGDU é, atualmente, uma das melhores e mais atuantes entidades do desporto universitário. Além disso, Goiás está bem representado, por grandes equipes no cenário nacional. Isso nos dá conforto e a segurança de que faremos a melhor edição da história deste evento", adianta Luciano. No ano passado, a capital passou por um teste ao receber a fase final da Liga do Desporto Universitário (LDU).

O 61º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) é uma realização da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), com apoio da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), Ministério do Esporte, Governo do Estado de Goiás e Prefeitura de Goiânia.

CBDU
  • Foto: Assessoria de Imprensa
  • Fonte: Assessoria de Imprensa
  • Postador: Surgiu SP

Digite o codigo abaixo:

Recarregar imagem

  • De: MARIO MORAIS LIMA
    Por favor, alguém do Setor Financeiro, afim de saber, quando vão depositar o valor do serviço de arbitragem do Karatê, pois o Evento foi no dia 26 de Abril de 2013, e até agora nada. Gostaria de saber o que está acontecendo, por causa desta demora. Por favor gostaria de uma satisfação pelo menos. Muito Obrigado, e me desculpem.
    25/06/2013 ás 19h03m